terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Estágio do curso de psicopedagogia - Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem - EOCA

NOME:  M.P                                                                                                                                                                 IDADE:  8 anos
____________________________________________________________________________
DATA:____/_____/________                                                                                                              SESSÃO:4 ____________________________________________________________________________________________
                                                                                                                                             RELATÓRIO
TEMÁTICA(S):
_____________________________________________________________________________
DESCRIÇÃO DE ATENDIMENTO: Sessão 4   Entrevista operativa Centrada na aprendizagem- EOCA
Com objetivo de estudar as manifestações cognitivas afetivo do conduto de M.P., que podem estar interferindo em seu processo de aprendizagem aplicamos o recurso de avaliação diagnóstica formulada pelo professor argentino Jorge Visca, intitulado de Entrevistas Operatória Centrada na Aprendizagem. EOCA.
No primeiro momento foi explicado o que seria feito, deixei sobre a  mesa, caixa de lápis de cor, giz de cera, lápis sem ponta, apontador, borracha e livro de história, tesoura, cola, régua, quebra cabeça,  jogo de memória, tinta.Esse material foi preparado, disse a ele, para você mostrar o que aprendeu na escola. Ele observou todo o material.
Disse a ele:
_ Me mostre  que lhe ensinaram a fazer e o que você  aprendeu na escola!
Pegou o lápis sem ponta e pediu o apontador, depois pegou o lápis de cor e pegou  outro lápis preto e com uma folha sulfite, começou a desenhar.
_ Professora, o que eu faço ¿
Eu disse:
_Gostaria que você desenhasse o que você aprende na escola todos os dias.
De novo, tive que ouvir,   que ele  não sabe desenhar, que tudo que ele faz é feio, e se não fosse minha insistência, não sairia nada nesta sessão.
Estimulei falando, que tal, você desenhar o que você encontra na sala de aula. Ele disse:
_ A lousa professora, é fácil.
Desenhou a lousa com lápis preto e em seguida sem eu falar nada,  começou desenhar as carteiras. Achei interessante, que neste caso, foi  alternativa própria.

Com o guache, ele ficou bem estimulado, desenhou uma lousa verde.  Sujou bem, tive que usar papel toalha para enxugar a água que  M.P. derrubou na mesa. Fez  dois  desenhos,  com o lápis preto,   com as tintas , disse que estava pronto.Frizei que tínhamos mais tempo,  ele aproveitou e ficou tranquilo. É notório que  o medo que o M.P. apresenta é uma frustração, pois ele não quis pegar os livros de leitura, devido a dificuldade de comunicação. Descobrimos que a professora o obriga a fazer letra cursiva, e ele não quer. Ela insiste, e alegou numa conversa, que é para melhorar sua coordenação motora. Sem comentários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário