quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

AULA EXPOSITIVA - DICAS

AULA EXPOSITIVA

Apresentação oral de um tema estruturado. A pedagogia Herbatiana previa a necessidade de oferecer aos estudantes, de modo concentrado, toda a cultura elaborada pelas gerações passadas.

A aula pode ser estruturada por cinco passos:

1- Preparação- uma aula deve sempre começar com o professor recordando o assunto da aula anterior.

2- Apresentação- o assunto da aula anterior é que deve encaminhar a introdução do novo assunto.

3- Associação- a partir de uma analogia com as resoluções da lição antiga, o professor deve resolver os novos problemas diante dos alunos.

4- Generalização- o professor deve demonstrar como as formulações das regras aprendidas na nova lição podem servir para outros casos.

5- Aplicação- efetuam-se exercícios de aplicação e verificação da aprendizagem.


Duas posições didáticas:1- Exposição dogmática: a mensagem transmitida não deve ser contestada. O aluno é passivo e receptivo;

2- Exposição aberta e dialogada: a exposição do professor torna-se pretexto para a participação da classe.



QUANDO E COMO UTILZAR A AULA EXPOSITIVA


Haidt ( 2002) 3 momentos em que a aula expositiva torna-se importante, nos quais intenciona-se:

1- transmitir informações e conhecimentos seguindo uma estrutura lógica e com economia de tempo;

2- introduzir um novo conteúdo, apresentar e esclarecer conceitos básicos da unidade, dando uma visão global do assunto;

3- sintetizar o conteúdo de uma unidade proporcionando ao aluno uma visão global e sintética do assunto.

O emprego do método expositivo requer bastante preparo no assunto a ser tratado e certa capacidade pessoal de expressão e de captar a atenção do auditório.

São necessários:
1- domínio e segurança do conhecimento, objeto da exposição;

2- exatidão e objetividade dos dados apresentação;

3- discriminação entre o que é essencial e o que é acidental;

4- organicidade;

5- correção, clareza e sobriedade no estilo;

6- linguagem clara, correta e expressiva;

7- conclusões e aplicações definidas.



A aula expositiva exige preparação. O foco da aula é a informação.
Para uma aula expositiva é necessário verificar as condições físicas de sala de aula em termos de ruídos, ventilação,
Acústica, disposição das carteiras, além de recursos didáticos como cartazes, projetores etc.)

No acontecer da aula expositiva, Abreu e Masseto(1990) destacam a importância de observar os seguintes itens:
a) tornar os alunos cientes dos objetivos da aula expositiva;

b) procurar ganhar a atenção dos alunos de início, mediante a apresentação de um problema, a colocação de uma pergunta, etc

c)considerar o ritmo da classe em termos de tomar notas e de ter tempo para refletir a respeito do que está ouvindo,

repetindo as mesmas coisas de diferentes formas.

d) dirigir-se pessoalmente aos alunos;

e) utilizar-se de recursos auxiliares à palavra, como diagramas, ilustrações, filmes etc.

f) evitar considerar as distrações dos alunos como uma afronta, reorientar a exposição.

È importante que os alunos tenham uma texto de apoio, para a fixação de sua aprendizagem.

Cuidados a serem considerados pelo expositor:



A capacidade de dramatização e de síntese que o expositor precisa ter está estritamente vinculada ao conhecimento que ele possui do assunto e é imprescindível que ele considere:

- deve se esforçar para que o público participe.

- que o sentido da audição é muito solicitado e que deve buscar recursos que sensibilizem outros sentidos.

- que a fixação da aprendizagem torna-se mais difícil quando a mensagem é apenas oral .

- que a motivação é mais difícil.


Atentar:

1- Linguagem

Tom de voz, altura da voz, o ritmo da exposição, o vocabulário.

2-Tempo

Não deve ultrapassar cinco minutos sem interrupção.

O assunto todo não deve ultrapassar cinqüenta minutos.

3- Uso do quadro de giz.

4- Flutuação da atenção.



É necessário:

Introdução motivadora

Desenvolvimento lógico dos temas, estruturados em tópicos significativos;

Introduzir exercícios, interrogatórios, ou pequenas discussões ou debates;

Síntese integradora sobre o que foi tratado em classe, com cooperação dos estudantes;

Indicação precisa de bibliografia;

Indicação de trabalhos a serem levados a efeito pelos estudantes, individualmente ou em grupo;

Indicação de bibliografia.



Evitar:


Ficar de costas;


Tirar do bolso anotações;


Falar alto ou baixo demais;

Falar rápido ou muito lento;
Falar olhando para o nada;


Utilizar linguagem incorreta;


Deixar passar um erro sem correção;


Dar aula sentado;


Permanecer parado num mesmo lugar;


Chegar atrasado à aula.

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